Palavra de DEUS

Reflexões acerca da oração do Pai nosso

Irmãos, vocês já pararam para refletir sobre o quão completa é a oração que O Sr. Jesus Cristo ensinou aos apóstolos, e consequentemente a todos nós? A oração do Pai nosso é de um saber muito profundo, vamos a ela:

9  Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
10Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
11O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
12E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
13E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Livro de Mateus 6.9-13.

Leu com atenção? Refletiu? Fez realmente uma oração? Bem sempre ouço nas pregações que só buscamos à Deus, quando algo não está bem em nossas vidas. Acredito que quando estamos em dificuldade o desespero, a falta de fé e consequentemente a insegurança embassam nossa visão, confundem nosso sentimento e é exatamente nestas horas de dificuldade que a oração do Pai nosso tem seu maior valor! Vejamos: o versículo 9 aparentemente não se tem dificuldade na sua interpretação, pois se crê na existência de Deus concorda de imediato com todo o versículo. no versículo seguinte já começa a dificuldade...venha o teu reino, você acredita na vinda do reino de Deus? Sem questionamentos? Portanto vemos aí a primeira questão não basta ler, mas sim orar! Orar é realmente falar com Deus, sim devemos crer que o reino de Deus deve prevalecer sobre o que pensamos ser direito, sobre o que pensamos ser nosso reino. Seja feita a tua vontade...A vontade de Deus deve prevalecer? Então porque pedir? Amigos a própria Bíblia justifica esta frase, busque no livro de Mateus e verificará que Deus que está em secreto e sabe o que nos é necessário antes de pedirmos. Mas porque pedir? Por que temos o livre arbítrio, e Jesus ainda disse: Pedi, e dar-se-vos-á,buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á Mt 7.8. O versículo 11 cita o pão nosso de cada dia nos dá hoje, Deus dá o nosso sustento? Não recebemos nosso sustento pela força do nosso trabalho? Vê como se deve realmente crer e não contestar? Pois Jesus nesta frase nos remete a pensar no sustento do pão da vida e não nos bens materiais, pois Jesus nos ensina também que não devemos ajuntar tesouros na terra...versículo 19 do livro de Mateus.
O  versículo 12 da oração é o que mais me chama atenção:  E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; a primeira parte tudo bem, pois é fácil pedir a Deus que perdoe nossas dívidas, mas e a segunda parte? Você perdoa seu devedor? É fácil perdoar quem lhe fez algum mal? Jesus ensina ainda que Deus perdoa nossas dívidas se perdoardes aos homens as suas ofensas(Mt 6. 14-15)
No verso 13 vemos que Jesus nos ensina a não ser induzidos à tentação, que tentação? Se fez o pedido A Deus, se realmente confia Nele, Creia que Ele tudo fará e não fiquemos ansiosos, confia Nele e Ele tudo fará.

Meus amigos não sou Pastor, não sou conhecedor profundo da Bíblia, mas penso que não basta realizar uma simples leitura da Bíblia ou simplesmente abrir a boca e falar é preciso conversar com Deus, é preciso crer no que se está pedindo, é preciso confiar, é preciso ter paciência, é  também muito importante que você leia com atenção todo o sermão da montanha (Mt 5,6,7) encontrarás com certeza melhores interpretações e verás quão rico é o ensinamento de Jesus. Paz a todos.