SOCIOEDUCAÇÃO





JOSÉ HOHMANN RODRIGUES
SUELI CALMO DA SILVA















  LIMITES E POSSIBILIDADES DA PRÁXIS SOCIOEDUCATIVA NO CENSE CURITIBA





















CURITIBA
2010
JOSÉ HOHMANN RODRIGUES
SUELI CALMO DA SILVA











 LIMITES E POSSIBILIDADES DA PRÁXIS SOCIOEDUCATIVA NO CENSE CURITIBA



Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão de Centros de Socioeducação, realizado pelo setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, em convênio com a Secretaria de Estado da Criança e da Juventude.

Orientador: Prof. Dr. Gracialino da Silva Dias.














CURITIBA
2010
















































À DEUS, por nossas conquistas.









































AGRADECIMENTOS


Aos servidores do CENSE Curitiba pelo apoio e colaboração para a realização desta pesquisa, e aos adolescentes que mesmo de forma indireta também contribuíram neste trabalho.
RESUMO



O presente trabalho  tem por objetivo desenvolver questionamentos sobre a práxis do trabalho socioeducativo desenvolvido no Centro de Socioeducação (CENSE) de Curitiba. A adequação à legislação atual no trabalho socioeducativo constitui uma  conquista e um desafio a ser superado pois apesar da existência do ECA e da Doutrina da Proteção Integral já se fazerem presentes enquanto lei e teorias, verifica-se que, passados  duas décadas da formulação destas a prática ainda é prejudicada pela falta de estruturas físicas, compreendendo instalações, capacidades de atendimentos, profissional no tocante às capacitações dos servidores que labutam nesta área. O presente trabalho foi desenvolvido considerando a experiência profissional dos pesquisadores no atendimento socioeducativo dentro da unidade de socioeducação de Curitiba. Estrutura-se com uma breve introdução na qual apresenta-se o curriculum dos pesquisadores, o interesse pela pesquisa, especialmente na área da educação formal e no atendimento técnico e redes de atendimento ao adolescente autor de ato infracional, na sequência apresenta-se o processo metodológico e referencial teórico, onde justifica-se ser esta pesquisa de natureza qualitativa e embasada no conceito de Ludke e André(1986) e Triviños de forma descritiva, levando-se em consideração o contexto social do objeto de estudo e cuja modalidade desenvolvida ser a de campo como investigação exploratória diagnóstica. Constituição Federal de 1988, ECA, SINASE e autores libertários como Paulo Freire e Antonio Carlos Gomes da Costa constam no referencial teórico. Subsequente apresenta-se o segundo capítulo, no qual o histórico do Cense Curitiba é destacado. O terceiro capítulo é destinado a educação, denominado de Base da Educação Socioeducativa, vem contemplar também pedagogias, autores e através de entrevista com a pedagoga da unidade, caracterizar a prática da educação formal dentro do Cense Curitiba. No capítulo quatro aborda-se o Atendimento Técnico e Redes, onde aponta-se o trabalho desenvolvido,  e  consonâncias com a legislação em vigor. Finalmente apresenta-se as considerações finais, onde aponta-se aspectos positivos do trabalho socioeducativo desenvolvido no Cense Curitiba e as demandas a serem superadas.

Palavras-Chave: Adolescente, Centro de Socioeducação, Socioeducação.


Prezados o conteúdo completo disponibilizamos aos interessados, favor enviar e-mail para educadorrodrigues@ibest.com.br