JOSÉ
HOHMANN RODRIGUES
SUELI
CALMO DA SILVA
LIMITES E POSSIBILIDADES DA PRÁXIS
SOCIOEDUCATIVA NO CENSE CURITIBA
CURITIBA
2010
JOSÉ
HOHMANN RODRIGUES
SUELI
CALMO DA SILVA
LIMITES
E POSSIBILIDADES DA PRÁXIS SOCIOEDUCATIVA NO CENSE CURITIBA
Monografia apresentada como requisito
parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão de Centros de
Socioeducação, realizado pelo setor de Educação da Universidade Federal do
Paraná, em convênio com a Secretaria de Estado da Criança e da Juventude.
Orientador: Prof. Dr. Gracialino da
Silva Dias.
CURITIBA
2010
À DEUS, por nossas
conquistas.
AGRADECIMENTOS
Aos servidores do CENSE
Curitiba pelo apoio e colaboração para a realização desta pesquisa, e aos
adolescentes que mesmo de forma indireta também contribuíram neste trabalho.
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo desenvolver questionamentos
sobre a práxis do trabalho socioeducativo desenvolvido no Centro de
Socioeducação (CENSE) de Curitiba. A adequação à legislação atual no trabalho
socioeducativo constitui uma conquista e
um desafio a ser superado pois apesar da existência do ECA e da Doutrina da
Proteção Integral já se fazerem presentes enquanto lei e teorias, verifica-se
que, passados duas décadas da formulação
destas a prática ainda é prejudicada pela falta de estruturas físicas,
compreendendo instalações, capacidades de atendimentos, profissional no tocante
às capacitações dos servidores que labutam nesta área. O presente trabalho foi
desenvolvido considerando a experiência profissional dos pesquisadores no
atendimento socioeducativo dentro da unidade de socioeducação de Curitiba.
Estrutura-se com uma breve introdução na qual apresenta-se o curriculum dos
pesquisadores, o interesse pela pesquisa, especialmente na área da educação
formal e no atendimento técnico e redes de atendimento ao adolescente autor de
ato infracional, na sequência apresenta-se o processo metodológico e
referencial teórico, onde justifica-se ser esta pesquisa de natureza
qualitativa e embasada no conceito de Ludke e André(1986) e Triviños de forma
descritiva, levando-se em consideração o contexto social do objeto de estudo e
cuja modalidade desenvolvida ser a de campo como investigação exploratória
diagnóstica. Constituição Federal de 1988, ECA, SINASE e autores libertários
como Paulo Freire e Antonio Carlos Gomes da Costa constam no referencial
teórico. Subsequente apresenta-se o segundo capítulo, no qual o histórico do
Cense Curitiba é destacado. O terceiro capítulo é destinado a educação,
denominado de Base da Educação Socioeducativa, vem contemplar também
pedagogias, autores e através de entrevista com a pedagoga da unidade,
caracterizar a prática da educação formal dentro do Cense Curitiba. No capítulo
quatro aborda-se o Atendimento Técnico e Redes, onde aponta-se o trabalho
desenvolvido, e consonâncias com a legislação em vigor.
Finalmente apresenta-se as considerações finais, onde aponta-se aspectos
positivos do trabalho socioeducativo desenvolvido no Cense Curitiba e as
demandas a serem superadas.
Palavras-Chave:
Adolescente, Centro
de Socioeducação, Socioeducação.
Prezados o conteúdo completo disponibilizamos aos interessados, favor enviar e-mail para educadorrodrigues@ibest.com.br
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